Tema JA 2018: Fé & Ação

Pensando na caminhada cristã, encontro nessas palavras o sustento para o pleno desenvolvimento espiritual. Para que a fé seja autêntica são necessários elementos que, combinados, proporcionem sólido fundamento e produzam ação relevante.

1. A fé sempre é sustentada pela Palavra. Hebreus 11:1 afirma que fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que não vemos. O relato bíblico sustenta a certeza de que Deus é confiável e o que Ele fala, acontece.

2. A fé produz esperança, e esta é resultado da experiência diária com Deus por meio de Sua Palavra (Romanos 5:3-5).


3. Os que têm fé veem o invisível e creem no que é humanamente impossível, porque confiam no Deus do passado (Criador), do presente (Mantenedor) e do futuro (Restaurador). Não é preciso ver para crer (Hebreus 11:3).


4. A fé será recompensada, finalmente, quando recebermos a coroa da justiça (2 Timóteo 4:7-8).
Fé é crer em Deus, confiar nEle e obedecer Sua Palavra, o que implica colaborar em Suas ações em benefício de nossos semelhantes. Na galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11, encontra-se o registro de homens e mulheres que não só acreditaram passivamente, mas que agiram motivados pela fé: 
Editorial
  • “Assim fez Noé, conforme tudo o que Deus lhe ordenou” (Gênesis 6:22). Deus revelou a Noé acerca do dilúvio e o instruiu sobre como deveria agir. Noé creu e obedeceu sem hesitar.
  • “Eis-me aqui, envia-me a mim”. Estas palavras de Isaías 6:8 nos mostram que a fé é dinâmica. Tiago 2:26 confirma que “a fé sem obras é morta”. Se somente acreditamos, mas não agimos, então o que temos não é fé.
  • “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lucas 1:38). O anjo anunciou à Maria que ela seria a mãe do Messias e sua resposta foi simples e direta.
Queremos desafiar cada jovem a fundamentar sua fé na Palavra de Deus, e que esta fé legítima se transforme em atitude. Pelo poder de Deus, o exército JA deve agir com amor e compaixão por aqueles que mais necessitam.

Jovens salvos trabalham para salvar outros jovens. Que o mundo saiba quem são os jovens adventistas!


Fé & Ação é uma alusão ao objetivo do Ministério Jovem, Salvação & Serviço. Salvação é Jesus para mim. Serviço é Jesus para os outros. Que Fé & Ação sejam a marca distintiva dessa geração que se levanta poderosamente para anunciar que Cristo está prestes a voltar.


Em 2018, sempre Maranata!

Pr. Carlos Campitelli