Programa JA: Aplicativos - [Culto 1 - Ação Jovem 1T 2018]

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos, a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada
membro está ligado a todos os outros” (Romanos 12:4-5).

» LOUVOR

Estamos juntos – CD Jovem 2013
Unidos pela Palavra – CD Jovem 2002
Unidos – C D Jovem 2010

» TESTEMUNHO

Na IASD e no Ministério Jovem temos diversos programas que são como aplica- tivos, que ajudam e melhoram o funcio- namento na pregação do evangelho, por exemplo: Missão Calebe, que há muito
tempo ajuda no desenvolvimento dos jovens e os inclui na missão. A estudante Pedrita L. Oliveira, observava os jovens do projeto Um Ano em Missão trabalhando para levar o bem ao próximo e certo dia aproximou-se do grupo e logo fez amizade. Ela começou a trabalhar com a equipe entregando folhetos, mesmo não sendo adventista e tendo apenas 16 anos. Pedrita descobriu um Deus amoroso que incentivava aqueles jovens a ser voluntários e amorosos com as pessoas em Governador Valadares/MG e desde então foi conhecendo a doutrina e a força da juventude do projeto Missão Calebe e OYiM. Pedrita se sentiu desafiada a largar um sonho que cultivava e sentiu o desejo de
entregar sua vida ao Senhor e ser missionária também.

Ela se batizou em novembro de 2016 e em 2017 já estava participando da Missão Calebe no Rio de Janeiro, replicando a mensagem que ela havia aprendido. Hoje Pedrita é bolsista do colégio IPAE e exerce o cargo de monitora dentro do colégio.

» ORAÇÃO INTERCESSORA

Assim como os Aplicativos necessitam pedir permissão para trabalhar em harmonia em seu smartphone, ore pedindo a Deus que sua igreja se harmonize e trabalhe bem em conjunto. Ore para que os líderes busquem a presença do Espirito Santo, porque Ele promove a união em cada igreja e em cada Campo. Ore para que os ministérios trabalhem focados em um mesmo propósito, para o avanço do evangelho.

» MENSAGEM

Os aplicativos são programas que ajudam em muito a funcionalidade do celular, computador, tablet e etc. Uma função que já existe no celular, somada ao aplicativo baixado, potencializa em quase 100% a funcionalidade do aparelho, seja ele qual for. Os aplicativos vieram como forma de ajuda no desenvolvimento cibernético. Hoje em dia muitas empresas têm observado uma economia estrondosa com os Apps e apostam que o futuro das vendas será por aplicativos, conforme afirma o canal G1.com – http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2016/08/aplicativos-contribuem-para-gestao-e-produtividade-das-empresas.html.

Quem tem um celular que suporta essas aplicações, já começa a conviver com diversos serviços que são oferecidos por lá, tais como pedido de táxi, reserva de hotéis, compras diversas, etc.. Os aplicativos trabalham juntos e necessitam de autorização do aparelho para ter acesso à câmera,
localização, contatos, entre outros. Com o celular temos a possibilidade tirar fotos, porém temos um aplicativo bem conhecido para postagem, edição e que também serve como rede social, o Instagram. Seu celular tem a função de enviar e receber mensagens, no entanto, existe um aplicativo que mudou a forma de nos comunicarmos. Claro que estamos falando do WhatsApp. Na Igreja Adventista temos diversos programas que são como aplicativos, que ajudam e melhoram o funcionamento do Ministério Jovem na pregação do evangelho: Missão Calebe, G148, Um Ano em Missão (OYiM), Clube de Jovens, etc. Eles há muito tempo ajudam no desenvolvimento dos jovens e os inclui na missão, ou seja, assim como o celular é composto por diversos aplicativos, a igreja também. Cada ministério existe para cobrir uma faixa etária, que vai desde os pequenos (Ministério da Criança) até a maior idade (Ancionato).

Todo aplicativo necessita de uma boa conexão, de uma boa internet. Um sinal claro e rápido faz os aplicativos funcionarem muito bem e darem sua contribuição para o usuário. Assim somos na igreja, cada um dando sua contribuição. O sinal do WiFi que vem do satélite pode representar muito bem a conexão que devemos ter com Deus. Uma boa conexão traz melhores frutos.

» ESPÍRITO DE PROFECIA

“Em vez da unidade que devia existir entre os crentes, há desunião; pois a Satanás é permitido entrar e pelos seus capciosos enganos e ilusões leva ele, os que de Cristo não estão aprendendo a mansidão e humildade de coração, a seguir um rumo diferente da igreja, e, se possível, a quebrar-lhe a união”
(A Igreja Remanescente, p. 44).

» MÃO NA MASSA

Louvor: Busque músicas que façam os presentes refletirem no tema e em sua consciência ao se relacionar com o próximo. Durante as músicas, todos podem dar as mãos, conectando-se com o próximo.

Testemunho: Busque outras histórias que falem do trabalho desafiador de cada ministério, utilizando vídeos, fotos, etc. Relembre o Impacto Esperança e outras atividades que mostrem o quanto é mais fácil quando a igreja trabalha unida com todos os ministérios. Libere, se possível, a internet para todos na igreja, mostrando que quem ficou mais perto da antena, teve melhor sinal e ficou com
a internet mais rápida.

Oração intercessora: Promova momentos de oração para que o Espírito Santo ajude a eliminar todas as causas de divergências na igreja. Com a contribuição de todos, no final do culto jovem pode haver um lanche para que os presentes e as visitas possam se confraternizar.

Mensagem: Fazer perguntas para os presentes sobre as responsabilidades de cada departamento e as programações que devem ser feitas de acordo com o Manual da Igreja. Temos muitas barreiras e contratempos porque nem todos sabem em qual área o seu ministério deve atuar e assim fazer as devidas atribuições ao longo do ano. Se cada um souber o que tem que fazer, nenhum Ministério entrará em conflito. Ler no Manual um breve parágrafo referente a cada ministério presente na igreja. Peça para que cada líder traga no próximo JA um pequeno resumo, falando da história do seu ministério e atribuições na igreja.

Fonte: Revista Ação Jovem 1 Trimestre 2018